sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ufal recebe exposição do Théo Brandão

Até o dia 13 de novembro, quem for pesquisar na Biblioteca Central da UFAL vai encontrar figuras diferentes espalhadas pelo local. Uma exótica mulata brasileira, um vendedor de máscaras, figuras representando o pastoril e o guerreiro. São esculturas criadas por artistas consagrados no universo da cultura popular. Cada escultura ganhou intervenções que lhes conferem uma apresentação peculiar, revelando o olhar, a visão do artista que a concebeu. São olhares díspares e cúmplices, no sentido de dar o enfoque à arte popular.

Trata-se do projeto “Museu Vai à Rua”, o qual é uma exposição itinerante que vem percorrendo diversos pontos da cidade. A exposição teve início no calçadão da Jatiúca em 1º de março com o objetivo de dar visibilidade à criatividade dos artistas alagoanos. O projeto surgiu com a idéia de ampliar o espaço circunscrito das paredes do Museu Théo Brandão/UFAL, para divulgar a arte popular alagoana.

Além da praia de Jatiúca, as esculturas já foram à loja de decoração Ponto e Linha, à Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), ao Restaurante Canto da Boca, ao Shopping Iguatemi, ao Palácio do Governo, ao Aeroporto, ao TRT e à Justiça Federal.

Participam da exposição os artistas Achiles Escobar, Aciole, Adriana Jardim, Agélio Novaes, Beto Normande, Dalton Costa, Deny Menezes, Gil Lopes, José Carlos, Lula Nogueira, Maria Amélia, Paulo Santo, Persivaldo Figueiroa, Renan Padilha, Rosivaldo Reis, Sales e Peró.

O estudante de Engenharia de Agrimensura Willian Beck foi um dos primeiros a visitar a exposição. “Este projeto é importante para que os estudantes conheçam o que está sendo produzido pelo Museu Théo Brandão. Além disso, a mostra pode despertar o interesse para estudos em áreas como Teatro, Comunicação e História”, disse o estudante.

Fonte: Primeira Edição - JC Online

Nenhum comentário: