terça-feira, 18 de novembro de 2008

Papiers à la Mode

Imagine uma exposição que faz uma retrospectiva da moda dos últimos 400 anos, com uma série de modelos de trajes e acessórios de várias épocas. Agora imagine que esses trajes e acessórios são feitos totalmente de papel. A belga Isabelle de Borchgrave e a designer canadense de figurinos para ópera Rita Brown se propuseram a traçar essa história da moda exatamente dessa maneira.

Juntas, as artistas conciliaram conhecimentos técnicos e históricos e montaram essa exposição que foi apresentada pela primeira vez em 1998, na França. A partir daí, já passou por Londres, Boston e Nova York, entre outras cidades. As réplicas das vestimentas e objetos são feitas com três tipos de papel, usados de acordo com a necessidade de maleabilidade. E não pense que os papéis já estão coloridos e prontos para serem usados: cada uma das peças e pintada individualmente, demonstrando um primor artístico impressionante.

Para os interessados em ver isso de perto, a exposição está em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP até o dia 14 de dezembro. Mais informações no site http://www.faap.br/hotsites/hotsite_papiers/index.htm . Abaixo seguem algumas fotos, todas tiradas do site da FAAP.




Nenhum comentário: